LEIA

Textos para inspirar sua vida, família e ministério.

Edilson de Lira

Edilson de Lira

Pastor da Igreja Verbo da Vida em Petrolina PE, Edilson de Lira também é médico pela UFPE, e fundador e presidente da ONG Movimento e do Maximize.

As pressões na jornada do líder.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

As pressões na jornada do líder.

Uma das coisas que admiro na Bíblia é que suas histórias não escondem as fraquezas de seus heróis. É maravilhoso ver como pessoas comuns, como eu e você, são moldadas e aperfeiçoadas a cada circunstância, para caminharmos na direção daquilo que o Senhor nos chamou. Chegar ao nosso destino traz alegria, mas a verdadeira maturidade é conquistada durante o caminho!

Certa vez vi um campeão de lutas ser entrevistado logo após ganhar o título mundial: – “qual a sensação de subir no ringue e SE TORNAR campeão diante de tanta gente?”, perguntaram. Eis a resposta: – “Eu não ME TORNEI campeão aqui. Eu fui dia a dia me tornando melhor durante meus treinos. Conquistei esse título dentro de mim, nos bastidores. Eu só subi hoje para mostrar ao mundo o que eu sou.” Não é assim nas nossas vidas? Os “de repentes” que as pessoas vêem em nós só são “de repente” para quem não viu de perto nossa jornada.

Quando Deus nos chama, nossa atenção está em “chegar lá”, mas a de Deus está no nosso amadurecimento no caminho. Falamos muito de resultados, mas esquecemos os processos. Falamos de destinos, mas esquecemos os caminhos. Falamos de visão, mas esquecemos do preço a ser pago. Vamos falar hoje sobre nosso amadurecimento através das PRESSÕES que encontramos no caminho.

Em Números 20, Moisés está no meio de uma grande pressão. Ainda superando a crise pessoal da morte de sua irmã, o povo mais uma vez levanta uma grande murmuração contra Moisés. O Senhor fala com ele, e traz Sua solução de misericórdia: “fale com a rocha, ela vai dar água a esse povo”. Seria mais uma bela história de como Deus é bondoso: todos iriam reconhecer a misericórdia do Senhor, e continuar a jornada até Canaã. Moisés fortaleceria sua fé em Deus e sua liderança. Seria mais uma das centenas de histórias de superação sobrenatural, e milhões hoje iriam buscar esses versículos em momentos de fraqueza. Seria… Se não fosse a resposta de Moisés…

Líder, tenha uma certeza: você vai enfrentar pressões no caminho. Se você não as enfrentar e fugir, Deus levantará outra pessoa, mas Ele chamou VOCÊ para vencê-las e crescer com elas.

Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorroe livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?Ester 4:14

Você foi levantado como líder justamente para essa situação mudar! Olhe a resposta de Jesus à grande pressão de sua morte por nós:

Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.João 12:27

O que você dirá na angústia da pressão? Vai fugir, desistir; ou dizer Pai, me livra desse problema? Mas e se Deus te levantou precisamente para resolver esse problema? No auge da pressão, algumas pessoas podem chegar e dizer: mas eu não consigo resolver isso… Você está certo: é por isso que essa pressão vem com a capacidade de transformar você num outro você!

Toda pressão enfrentada é uma ignição para uma transformação:

Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.João 12:24

Devemos morrer diariamente para os nossos conceitos antigos, para nossas emoções e sentimentos do velho homem, nossos hábitos de pouco resultado. A pressão, como numa semente, vai puxar de nosso interior a nossa essência e nosso potencial. A forma de lidarmos com as pressões vai nos ensinar a firmeza de nossos princípios, o preço do nosso chamado, quem e o quê de fato temos como precioso, e se somos ou não leais ao teste do tempo.

Grandes líderes se colocam num nível de cobrança tão alto dentro deles, que as pressões de fora ficam fáceis diante do que eles estão acostumados a se cobrar. Cada pressão pode ser vista como uma possibilidade de desistência, ou como mais um troféu. Costuma-se dizer que um diamante na verdade era um pedaço de carvão que conseguiu se submeter por um bom tempo a grandes níveis de pressão.

Voltando à nossa história, Moisés não controlou suas emoções. Ao invés de falar com a rocha, ele falou com o povo, se exaltou e bateu na rocha. Moisés falou pela carne e não pelo Espírito:

Provocaram a ira de Deus junto às águas de Meribá; e, por causa deles, Moisés foi castigado; rebelaram- se contra o Espírito de Deus, e Moisés falou sem refletir.Salmos 106:32-33

Líder, controle suas emoções! As palavras imprudentes de Moisés custaram caro demais (ele não pôde entrar em Canaã). Pense e ore a respeito de cada palavra que sai da sua boca. Não desabafe suas emoções no púlpito, nas redes sociais, nem nos bastidores. Moisés bateu na Rocha (que é a Palavra): não use a Palavra para justificar seus sentimentos errados! Só fale a Palavra para dar água ao povo, e deixe Deus fazer a Sua justiça, pois “a ira do homem não produz a justiça de Deus” (Tg 1.20).

Na sua jornada, Deus vai continuamente aperfeiçoar seu caráter (seu SER), seu conhecimento (seu SABER), suas habilidades (seu FAZER), e suas emoções (seu SENTIR). Rejeite esse caminho, e você vai acabar na estrada como muitos, igual a um pedaço de carvão amargurado e quebrado. Submeta-se com alegria a esse processo, e esteja pronto para chegar do outro lado como poucos, como um diamante: único, forte, precioso e celebrado por muitos.

Veja mais Artigos

Pobreza Não É Virtude!

Se um apresentador, youtuber, político, ou pastor quiser ganhar seu público no Brasil, não existe nada que cause mais empatia do que dizer “nasci pobre”,

Leia Mais »

Quem Cuida do Seu Pastor?

Essa pergunta parece óbvia. Sim, eu sei que Deus cuida dos seus ministros! Sim, a graça nos faz suportar as pressões, e devemos aprender a

Leia Mais »